Quer saber mais sobre Autoatendimento? Entre em contato conosco por aqui!
O autoatendimento é tendência não só no varejo, mas também na saúde, na logística, na indústria, nos hotéis e clubes. Aliás, já é bem realidade nas redes de varejo. Devido a pandemia, com a necessidade de reduzir o contato humano e evitar filas, o totem de autoatendimento se mostrou uma excelente alternativa para evitar o contágio e trazer agilidade nos pontos de vendas. Além disso, traz uma experiência positiva para o consumidor, que passa a ter uma autonomia na compra e contribui para a digitalização do varejo.
E, por falar em autonomia, o comportamento do consumidor mudou completamente a jornada de compra. Influenciados pelos meios digitais, eles adquiriram novos hábitos e estão cada vez mais autônomos, mais interativos e mais exigentes. O omnichannel (ou omnicanal) vem acompanhando esta transição natural, mesclando espaço físico com o digital, onde o cliente consegue pesquisar no online e comprar no offline, ou pesquisar no offline para comprar online.
REGIÃO
VARIAÇÃO MARÇO/2021-2020
ÍNDICE DE VENDAS ONLINE NOMINAL
Índice de vendas online por região
de março de 2020 à março de 2021
(Dados: MCC-ENET)
A adoção de medidas de restrição para minimizar os riscos de contágio da COVID-19 impulsionou a compra online, graças à tecnologia e à digitalização. Foi registrado um crescimento de 73,88% em 2020 (dados índice MCC-ENET).
Mas, mesmo com a alta nas compras online, as lojas físicas ainda são o canal preferido de 64% das pessoas, segundo estudo realizado pela Lett em parceria com a Opinion Box.
Diante deste cenário, varejistas precisam buscar soluções que atendam os diferentes canais e que tragam uma experiência de compra segura.
O Autoatendimento
Mesmo antes da pandemia, o autoatendimento já vinha crescendo no mercado brasileiro como uma experiência que traz autonomia e agilidade para o consumidor.
Ainda em 2016, uma pesquisa realizada pela Croma Marketing Solutions apontou que 60% das pessoas preferiam o autoatendimento, o que mostra o desejo dos consumidores de se sentirem no controle.
Como funciona um totem de autoatendimento?
O Terminal de Autosserviços (TAS) nada mais é que um computador com sistema operacional Android, com tela multi touch, leitor 1D/2D e impressora térmica acoplada, com possibilidade de conexão com outros dispositivos.
Funciona como um autosserviço em que o próprio cliente pode emitir senhas, abrir chamados de atendimento, responder pesquisas, escolher produtos que deseja adquirir, verificar preços e até mesmo definir a melhor escolha de produto de acordo com seu perfil identificado após umas perguntas. A depender da integração com outras ferramentas, a solução torna-se muito versátil, a exemplo do pagamento automático através de conexão com máquinas de cartão de crédito.
Além disso, quando não estiver em uso por um cliente, o terminal de autosserviços pode ser utilizado também como “mídia indoor” dentro da loja física, para anúncios, promoções, informativos e campanhas.
Benefícios do autoatendimento
Proporcione uma experiência memorável para seu cliente
- Autonomia para escolher e pagar o que for consumir;
- Agilidade na compra e menos tempo esperando em filas;
- Redução de atividades manuais, otimizando tempo e recursos;
- Eliminação de erros operacionais e retrabalhos;
- Veiculação de propagandas e ofertas, aumentando ticket de compra;
- Modernização do negócio para maior satisfação e autonomia do cliente (Customer Experience).
Aplicações para o Terminal de Autosserviços
Temos um artigo completo e com muitas informações sobre Autoatendimento. Clique aqui para ir à nosso blog!
Conheça os modelos TAS e veja qual se encaixa ao seu negócio!
- O Mini TAS é um PDV all in one, com duas telas multi touch, impressora térmica acoplada e possui conexão para periféricos (gavetas e scanners).
- O Totem TAS possui sistema operacional Android 7 (Android 11 em homologação), tela de 21 polegadas multi touch, leitor 1D/2D e impressora térmica acoplada.